Cláudio Manuel Neves Rocha
Mestrado em Sistemas Integrados de Apoio à Decisão
Outubro, 2020
------------------------------------
Tese em MSIAD, classificada com 18 valores
------------------------------------
Resumo
O presente trabalho apresenta o caso prático de uma empresa de transporte de passageiros, a operar no setor do turismo internacional, na região do Algarve. Propõe-se a utilização de técnicas de Extração de Informação e "Text Mining" para encontrar padrões nos dados que permitam conhecer os clientes e ainda estudar o impacto do marketing digital na procura dos serviços da empresa. Foram utilizadas técnicas de "Text Mining" para extrair padrões dos comentários dos clientes de forma a condensar em tópicos e sumarizar o que estes pensam sobre o serviço. Recorreu-se ao histórico de transações, tendo sido aplicado algoritmos de aprendizagem não supervisionada para descobrir padrões nos dados que configuram segmentos de clientes. Os padrões revelados poderão ser utilizados em diferentes processos de tomada de decisão como por exemplo na criação de campanhas de marketing direcionadas para a criação de produtos específicos para cada segmento. Na produção de previsões de impacto do marketing digital foi utilizada uma combinação entre modelos de regressão múltipla e técnicas de análise de séries temporais, de forma a compreender os fatores que explicam a procura dos serviços da empresa e consequentemente a receita da empresa. Investigaram-se técnicas mais recentes de Aprendizagem Automática de forma a estabelecer uma comparação entre os métodos estatísticos tradicionais de análise de series temporais e os algoritmos de Aprendizagem Automática. Os resultados de previsão de procura de serviços foram satisfatórios, tendo sido identificado a sazonalidade como o fator que mais afeta a procura dos serviços.
Palavras-Chave: Sistemas de Apoio à Decisão; Extração de Informação; Aprendizagem
Automática; Marketing Digital; Procura Turística; Transfers; Segmentação Clientes
Ler mais aqui.
Candidatar a MSIAD aqui.